Uso banalizado do termo fortalece o fascismo, afirma historiador italiano
Para especialista, mau emprego da palavra atrai 'desgraçados em busca de respostas simples'
Entrevista
Débora Sögur Hous
Francesca Angiolillo
"Usar demais a palavra 'fascismo' não cria reação hostil a ele, mas,
ao contrário, o torna fascinante para tantos desgraçados em busca de
respostas simples. Quem se apropria dessa palavra arrisca ampliar o
neofascismo, em vez de combatê-lo", diz Emilio Gentile, 72.
Professor aposentado da Universidade de Roma - La Sapienza, o
historiador é o principal especialista italiano em fascismo. Ele fala
das semelhanças e diferenças
entre a ideologia de Mussolini e os populismos de direita. "Eu brincava
com os alunos: se a violência é fascista, o primeiro fascista foi Caim,
quando matou Abel. Mas assim não se entende nada da realidade de hoje."
O que define o fascismo?
O fascismo foi um partido armado
que conquistou o poder e instaurou um regime totalitário, com o
objetivo de desenvolver uma política imperialista de expansão
territorial colonial. Depois de 1938, no caso italiano, somou-se a isso
uma política racista e antissemita
oficial. Sem essas características, o termo pode indicar qualquer forma
de nacionalismo autoritário, mas perde-se o aspecto específico,
histórico.
Então não seria correto usar o termo "fascismo" para ideologias de extrema direita?
Não,
porque houve ideologias de extrema direita nacionalistas e racistas
antes do fascismo. Se tudo se torna fascismo, não se entendem os
acontecimentos.
Sobretudo, sou contrário ao uso genérico porque não permite entender
fenômenos novos que ocorrem hoje nas democracias e que, com o fascismo,
só têm em comum algumas características —o uso da violência, a
discriminação contra estrangeiros.
Há outro elemento. O fascismo, mesmo se no início utilizou o voto,
depois suprimiu a soberania popular. Já os populistas, como o próprio
termo diz, se apoiam no voto e governam não com a violência, mas com o
consentimento da maioria.
Jair Bolsonaro é um representante dessa extrema direita?
Até
onde sei, ele exprime uma concepção autoritária, militarista e violenta
da política. Se é de extrema direita, precisaria ver também o quanto
alavanca a exaltação nacionalista. Pelo que vi, isso não é muito
presente.
Acredito que o que esteja ocorrendo não seja tanto uma escolha da
maioria por uma extrema direita autoritária e militar quanto a falência
de uma política que deu muitas esperanças de um milagre brasileiro nas
últimas décadas.
Há esse problema mais grave, que é o país não ter conseguido, nem nos
anos Lula, erradicar o poder oligárquico. Todas as democracias hoje
sofrem dessa crescente desigualdade entre a minoria que tem cada vez
mais e a maioria que vive em más condições.
Isso é mais acentuado num país como o Brasil, onde também a
diversidade social ficou, por muito tempo, alijada do progresso. Na
Europa e nos EUA, é a classe média que sofre a decadência e, por ironia,
escolhe milionários para resolver seus problemas.
O candidato do PSL lidera a pesquisa em quase todos os segmentos sociais, inclusive na classe média.
É
nesse sentido que penso que se possa falar de populismo, movimento que
se dirige a todas as classes, enquanto o fascismo se dirigia à classe
média e atacava o proletariado, dizendo que devia submeter-se ao poder
das camadas médias.
O fascismo negava a soberania popular, a nova direita chega pelo voto. Estamos falando do suicídio da democracia?
A
democracia é um método para escolher governantes por meio de eleições
periódicas, que deveriam ser livres e pacíficas. Mas o método não
garante a tutela das minorias nem a escolha dos melhores. Por meios
democráticos podem ser eleitos os piores.
Infelizmente, é o suicídio da democracia como regime que garante a
todos as condições para desenvolver sua personalidade com liberdade e
dignidade. Mas esse é um ideal de democracia. Uma democracia pode ser
racista, porque, com a maioria, pode-se negar o direito à minoria. É o
que acontece em países da Europa Oriental e na Rússia. A democracia não é
boa em si.
Para Bolsonaro e seus apoiadores, minorias não devem ter tratamento diferenciado, mas todos devem ser tratados da mesma forma.
A
democracia deve garantir a igualdade na diversidade. Na melhor tradição
ocidental, a democracia não é o governo que garante a maioria, mas o
que consente à minoria se tornar maioria.
O equívoco é acreditar que, na democracia, o povo é sempre soberano.
Muito frequentemente o que se chama democracia é o que chamo "democracia
recitativa" [de "recita", encenação; democracia de fachada].
Tudo se desenrola como se fosse de fato uma democracia. Há eleições,
candidatos e a maioria escolhe seus representantes. Mas é uma encenação.
Porque não há as outras condições para que haja a democracia como
descrita na Declaração Universal dos Direitos Humanos —além da soberania
do povo, o respeito individual aos cidadãos, independentemente de sexo,
religião e etnia.
Que fatores levaram a essa crise da democracia, que desconhece fronteiras?
A
Freedom House, que estuda a saúde da democracia no mundo, há 12 anos
assinala a decadência do regime, com base numa série de fatores.
Primeiro, o custo da democracia se acentuou, por isso muitas vezes só
milionários podem competir nas eleições.
Em segundo lugar, a democracia pressupõe, desde a Grécia antiga,
equidade social. Não a igualdade, mas não haver uma divergência cada vez
maior entre a minoria com a maior parte das riquezas e a maioria pobre.
Desde 2008, com a crise, ricos ficaram mais ricos, e desemprego e
pobreza se alastraram. Isso leva à descrença na democracia.
O terceiro é que as democracias sofrem a corrupção da classe política, que fomenta essa descrença.
Em todas as pesquisas, mesmo em democracias tradicionais, como França
e EUA, a fé nas instituições fica abaixo dos 20%, às vezes 10%. A
democracia não goza mais da confiança do cidadão por não garantir
igualdade social. Não é minha opinião, é o que os povos dizem. É
curioso, não dizem que as democracias são fracas, mas mentirosas.
Isso faz com que se veja a ditadura como possibilidade?
Infelizmente,
sim. Há esse mito do homem forte. A linguagem política se torna vulgar e
violenta porque parece manifestação da sinceridade. Os espetáculos de
massas exaltam a virilidade, a beleza. Isso cria mitos que levam a ver
quem fala de modo violento como sincero.
É o maior mal da democracia e não nasce da oposição a ela, mas do gosto, nela, pelo assalto ao adversário.
Quando se aceita a linguagem da violência como uma linguagem da
democracia, não há mais freio para comportamentos violentos. Se houvesse
fascismo, um inimigo que quer abolir a democracia, haveria maior
capacidade de resistência.
O perigo está no fato de essa onda vir de dentro da democracia.
Exatamente.
Esses movimentos não destruirão os outros partidos, mas darão um jeito
de eles não serem maioria. Se tiram o seu ar, você reage, porque sufoca.
Mas, se o ar estiver poluído, você absorve o veneno pouco a pouco.
Essa é a democracia de fachada, que envenena a capacidade dos
cidadãos de reconhecerem a perda da liberdade. Vamos à democracia como
ao teatro; paga-se o ingresso, vota-se; mas, depois, o que os diretores e
atores fazem não é o que escolhemos.
Sem dúvida é análise mais elucidativa que se pode ler sobre os últimos acontecimentos, principalmente no Brasil em período eleitoral.
ResponderExcluirTristemente verdadeira essa análise. Presuponho tempos bárbaros caso se confirmem as tendências eleitorais..
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